O caso que relato agora ocorreu em um condomínio litorâneo, com o passar dos anos e sem a manutenção constante e adequada dos dutos metálicos de gás foram notados alguns pontos que apresentaram vazamentos. Em alguns momentos o “cheiro do gás” chegava até 2 andares abaixo da origem e isso confundia muito os técnicos contratados para solucionar o problema.
Também era comum moradores relatando “cheiro de gás” dentro das unidades, mesmo com a chave do gás desligada. Alguns deles já haviam dormido fora de casa para evitar a inalação durante o sono e consequências desastrosas por conta disso.
Iniciei o trabalho levantando os pontos críticos de segurança e realizando a contratação de uma empresa especializada para sanar os pontos mais urgentes, pásmem, encontramos locais com vazamento de gás e restos de cigarros já utilizados ao lado, aparelhos de ar-condicionado com falhas elétricas e emissão de faíscas também ao lado de dutos com vazamentos.
O curioso é que os dutos apresentavam vazamentos mas nem sempre apresentavam marcas ou ferrugem, algo que fosse possível identificar a falha. E também nem sempre era possível constatar vazamentos nas juntas, já que elas eram muito bem fechadas e pintadas na cor amarela.



Resolvido o momento crítico, sanados os vazamentos que atormentavam os moradores, procurei uma empresa para realizar um diagnóstico completo, com testes de estanqueidade e vistoria completa no sistema, onde foram identificados muitos outros problemas e o parecer final recomendou que sistema fosse completamente refeito. Programada uma assembléia, o pleito foi apresentado antecipadamente aos moradores, alguns desconheciam completamente o problema, com todos os detalhes demonstrados nos relatórios e registros fotográficos, juntamente com parecer técnico assinado por profissionais amplamente qualificados e que nos deram a segurança acerca do que fazer, iniciamos uma preparação para obra de substituição de toda tubulação de gás por uma nova, utilizando tecnologia mais moderna e resistente ao tempo e ambiente, adotamos dutos multicamadas.
Alguns detalhes sobre essa obra precisam ser listados:
1- Os dutos passam por dentro da estrutura de concreto, já estavam rígidos e praticamente impossíveis de serem removidos com facilidade;
2- A remoção dos dutos para aproveitamento dos furos da estrutura por onde eles passavam iria impedir o fornecimento de gás às unidades por muito tempo, já que não seria possível manter o gás funcionando com o duto cortado sendo removido em vários pavimentos;
3- Um engenheiro calculista precisou ser contratado para indicar qual melhor local a se fazer o furo para nova tubulação, medindo 50mm, ele precisaria passar por todos os pavimentos sem afetar a estética e muito menos a estrutura, mas os problemas não acabaram nesse momento, apareceu um outro desafio ainda maior;
4- Os aparelhos de ar condicionados ficavam ao lado da tubulação, muitos foram instalados incorretamente e próximos dos dutos de gás, impedindo que a empresa contratada para fazer o furo com precisão pudesse instalar seu equipamento, e esse equipamento não era tão pequeno, para complicar ainda mais ele precisava de uma mangueira com água para ajudar na perfuração e um ponto de energia em cada pavimento, mas o maior problema ainda não estava nesses pontos…;
5- Diversos modelos de aparelhos, utilizando diversos tipos de gases, e o pior, moradores preocupados em ter que dormir sem seus aparelhos, em pleno verão do Recife, nós resolvemos isso também, quem sabe um dia eu conto em detalhes como foi a solução em? Essa parte sim foi um grande desafio, realizar a obra e manter todos os serviços funcionando. Sim, nós conseguimos, mas não foi fácil.



Nenhum morador ficou mais que 2 horas sem gás, foi necessário desligar por conta da segurança, e também por conta da necessidade de conectar o sistema da rua ao novo sistema do prédio, desligando de vez o anterior. Uma empresa ficou de plantão conectando os aparelhos de ar condicionado que foram desconectados por conta da posição que estavam, todos foram ligados em tempo para que os ocupantes pudessem dormir sem passar privação alguma.
Ao final, outras medidas foram necessárias, como a remoção dos dutos antigos e o acabamento na parte de trás do prédio. São detalhes que poucas pessoas conferem, mas precisam ser realizados da forma adequada para evitar infiltrações e a desvalorização da fachada traseira do imóvel. Muitos prédios ficam decadentes por conta da falta de atenção aos detalhes, com o passar do tempo a estrutura chega ao máximo de desgaste e recuperar ela torna-se tarefa muito difícil e cara.
Obrigado por sua leitura, esse é um resumo muito sutil mas que ilustra um pouco dos detalhes presentes na manutenção predial. Continue navegando pelo site, existem outros conteúdos similares que podem servir de inspiração e ajudar na resolução de casos similares. Se precisar, utilize o formulário de contato para falar comigo, atenderei com satisfação.
